A rapidez, a facilidade de preparo e a infinidade de recheios internacionalizaram o crepe. Mas nada disso teria importância se ele não fosse uma delícia!

A História do crepe
Dizem que a história do crepe começou a 7 mil anos antes de Cristo. Quando um homem cansado de comer mingau jogou a massa numa pedra que estava encostada na fogueira. Esta massa se solidificou e virou uma panquequinha! Nascia assim o ancestral do pão. Algo tão simples que todas as civilizações começaram a fazer seja com trigo, milho, cevada ou qualquer outro cereal. E durante milênios ele foi cozinhada assim na pedra.

Bretanha 
Na França, ele surgiu na Bretanha no século 13 devido à crescente cultura do trigo sarraceno trazido pelas cruzadas no Oriente. Com o passar dos anos os crepes de sarraceno viraram o maior símbolo da gastronomia local. E ainda são.

Crepe ou Galette 
Aqui a regra é clara: Crepe salgado é feito com farinha escura (sarraceno) e é chamado de Galette. Crepe doce é feito com farinha branca e é chamado de Crepe.

Cidra
A bebida que se toma com o crepe/galette é a cidra: vinho espumante feito com maça largamente consumido e produzido na Bretanha, é claro.

Os Instrumentos 
As galetière ou crepière apareceram no século 15. Elas tinha originalmente 70cm de diâmetro era esculpida em pedra colocada em um tripé e um fogo a lenha assegurava sua calor. Bom ou não?

Foi só em 1949 que foi criado uma crepière a gás as placas tinham 33cm, 40 ou 48cm.
O palitchelle serve para abrir a massa de maneira uniforme na crepèrie.
E uma espátula é necessária para virar e dobrar o crepe com precisão é necessária.

Supertição 
Nas casas francesas é um hábito levar cada convidado a preparar o seu crepe. Ele deve pensar em um desejo e jogar o crepe para o alto. Se cair aberto e do lado certo, o desejo será atendido.

Prosperidade 
Em muitas regiões os camponeses tinham o costume de deixar um crepe aberto na cozinha para atrair sorte e afastar o fantasma da fome. Faziam isso pois os crepes, pelo seu formato e cor, lembravam moedas de ouro.

Receitas
As receitas que vou te passar aqui são as que costumo fazer em casa. Foi me ensinada por um amigo Bretão, mas vale lembrar que existem milhares de outras receitas e todas, ou a maioria, também dão certo.

Galette Sarraceno – Receita Base (10 galette)
330g de farinha de trigo sarraceno
10g de sal grosso
750ml de água fria
1 ovo
Misture a farinha com o sal. Com a ajuda de um fouet á adicionando água e misturando vagarosamente. Quando obtiver uma massa lisa e homogênea acrescente o ovo e misture novamente. Filme e coloque na geladeira por 2h. Unte uma frigideira com óleo acrescente uma concha de massa e espalhe bem. Vire depois de um minuto. Deixe ficar firme e coloque no centro o recheio: queijo, presunto, ovos, cebolo… O que quiser. Junte sal, pimenta. Feche os quatro lados da galette com um envelope de maneira que ainda se consiga ver o centro. Sirva imediatamente!

Crêpe – Receita base (15 crepes)
300g de farinha de trigo
3 ovos 3 c. de sopa de açúcar
2 c. de sopa de óleo
50g de manteiga derretida
300ml de leite (ou menos, até que o massa fique liquida)
1 dose de rum (opcional, mas recomendado)
Faça um vulcão com a farinha, no centro coloque os ovos, o açúcar, o óleo e a manenteiga. Misture delicadamente com um fouet, junte o leite conforme o necessário para ter uma massa liquida ligeiramente grossa. Em fogo baixo, aqueça uma frigideira anti-adesiva, unte com um pouquinho de óleo ou manteiga. Acrescente uma concha de massa e espalhe bem. Vire depois de um minuto. Deixe ficar firme e coloque no centro o recheio que quiser:geléia, nutella, banana, morango, doce deleite, coco…  Ou então não coloque nada, apenas salpique com açucar e suco de limão!
Dobre na metade, pressione com a espátula. Com a lateral da espátula faça uma leve pressão fazendo uma marca no meio do crepe como se fosse corta-lo na metade, logo depois dobre ele no meio novamente usando esta marca. Sirva imediatamente.

Conheça a página do eucomosim no facebook e fique sabendo das atualizações do blog! www.facebook.com/eucomosim 
fonte: http://prunillefee.canalblog.com, http://gautron.e-monsite.com/, http://fr.wikipedia.org/

Escreva um comentário